terça-feira, 14 de setembro de 2010

"Pior do que tá não fica"... será?!?

"Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado  chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês"politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados". [Fonte: Times New Roman, itálico]

Sempre me considerei um cara apolítico! Detesto a maldita sopa de letrinhas dos partidos: PT, PSDB, PDT, PV, PMDB... PQP!!! Acho que a gente tem que votar na pessoa do político, não no partido ao qual ele é filiado! Mesmo pq, se fidelidade já é uma coisa difícil nos dias atuais, que o diga o Totó da novela da Globo, imagina a fidelidade partidária, considerando que esses tais de partidos estão infestados de uma raça que deixa, ou pelo menos deveria deixar, todo mundo receoso: políticos!

Na verdade, o próprio nome, "partido", já é antipático! Pra que isso de partir, tomar lado, um pra lá, outro pra cá?!? Bom mesmo se o nome fosse "Unidos"! "Unidos" dá a idéia de todo mundo junto, em prol de uma causa, um bem maior... Vê só a Unidos da Tijuca, por exemplo: além de muito mais animada e divertida que os insensíveis partidos, ainda tem umas morenonas desfilando com pouca roupa! [Amor, é só uma analogia, o post continua sendo de cunho político!]

E o pior, a política de hoje nem se assemelha ao conceito bonitão que o Aristóteles ou qualquer outro filósofo da antiguidade tinha do negócio, na verdade, como um profesor disse uma vez, hoje vivemos muito mais numa "politicagem"! É um nome feio pra caramba, mas que faz mais sentido... afinal de contas, eu pelo menos não vejo na política de hoje uma "organização em prol do cidadão", mas sim esquemas, estratagemas, mensalões, desvios de merenda escolar, superfaturamento de obras, quebras de sigilo fiscal e muitas outras merdas desse tipo! Isso me deixa profundamente decepcionado e me tira qualquer interesse de acompanhar efetivamente a "política" [sim, acho q cabem as aspas!]. Me chame de alienado quem quiser, mas enquanto a Veja geralmente traz em média 20% de suas páginas dedicadas a escândalos politiqueiros [considerando que 75% são propagandas!], passo direto e dedico meu tempo e atenção aos 5% destinados a assuntos realmente interessantes: as frases da semana, livros, músicas e filmes!

E por falar em entretenimento, eu não poderia deixar de comentar sobreo o "Hilário Eleitoral Gratuito"!!! A Grande Família, A Praça é Nossa, CQC, Pânico na TV... nenhum desses programas, ou qualquer outro que eu lembre, dá pra competir em termos de palhaçada com o Horário Eleitoral! Mas pelo menos é 'gratuito', né? Tem quem pague, e às vezes caro, pra ir a um show de humor! O pior éque nesse caso, eles são a piada, e nós os palhaços! Ou vice-versa! Mas que diferença faz?! Isso me lembra as aulas de história do tempo do colégio [pelo menos aquelas em que eu estava acordado], e se falava em "política pão e circo"... parece que o pão ficou pelo caminho, hoje é só circo!

Mas mesmo com toda essa insatisfação, decepção e até mesmo raiva da política, ainda mantenho, bem escondida, uma idéia utópica de que o político [e aqui político mesmo, não politiqueiro] é o cara que conhece e entende os anseios do povo, pq é povo também! E mais, está realmente disposto a fazer alguma coisa pra mudar isso! É, parece bobeira, mas fazer o que:! Sou um otimista, confesso! Citando o bom e velho John Lennon: "You may say, i'm dreamer"...

Então é isso... boa sorte nessas eleições, vc vai precisar!

3 comentários:

  1. Me mata de orgulho!! Demonstra inteligência, bom humor e bondade, ou seja, tudo o que faz uma pessoa ser especial.Por isso ( e mais) que eu amo!

    ResponderExcluir
  2. Espero que sua namorada nao fique brava com meu comentario... Até pq ela ja deve saber que é uma das muitas pessoas que sentem orgulho de vc né?
    Vc é especial sim, meu amigo. E eu admiro profundamente seu potencial em argumentar e principalmente sua postura quando alguem discorda do que pensa. O fundamental nao é só argumentar, mas tambem saber discutir.
    Tá de parabens. Adoro seu blog, sempre!
    Agora sou até uma seguidora viu? hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana! Fico brava não, porque eu tenho consciência de que ele é especial e de que não sou apenas eu que vejo isso, então as amigas que tb o consideram assim são bem aceitas por mim. Sinta-se à vontade para elogiar, comentar, brigar...hehe.

    ResponderExcluir