sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Eu canso, tu cansas, ele cansa...

“A palavra fadiga é usada cotidianamente para descrever uma série de males, que vão desde um estado genérico de letargia até uma sensação específica de calor nos músculos provocada pelo trabalho intenso. Fisiologicamente, "fadiga" descreve a incapacidade de continuar funcionando ao nível normal da capacidade pessoal devido a uma percepção ampliada do esforço. Fadiga é onipresente na vida cotidiana, mas geralmente torna-se particularmente perceptível durante exercícios pesados. A fadiga possui duas formas; uma se manifesta como uma incapacidade muscular local para desenvolver um trabalho e a outra se manifesta como uma sensação abrangente de falta de energia, corporal ou sistêmica”. [Fonte: de mel, nos olhos de gueixa, kabuki, máscara...]

Antes de qualquer coisa “fadiga” é uma palavra muito engraçada!!! E só me lembra o carteiro Jaiminho, do Chaves: “É pra evitar a fadiga”... não sabe quem é?! Chato essa moçada q não teve infância...
Sim, sobre a fadiga [que de agora em diante vou chamar simplesmente de ‘cansaço’, senão não paro de rir e não termino o post]... não é raro a gente ouvir alguém dizer q está cansado, na verdade é bem comum... na verdade, comum até demais! Mas o pior que é isso mesmo, tá todo mundo cansado!!!
O corre-corre do dia-a-dia [corre-corre, dia-a-dia, pega-pega, bate-bate... não lembro de outra palavra repetida separada por hífen agora!], as contas a serem pagas, a necessidade de fazer milhares de coisas no absurdo espaço de 24 horas [definitivamente, 24h é pouco pra um dia! Que o diga o Jack Bauer, do seriado!], trabalho, família, amigos... e ainda tem quem dedique um pouco, um pouquinho só, do tempo pra si mesmo... realmente, como não ficar cansado?!
Mas o cansaço não é esse vilão todo! Ficar cansado todo mundo fica! É natural, é esperado, é humano!!! A grande sacada é saber conviver e achar saídas pra isso. Ficar se queixando de estar cansado e não fazer nada pra melhorar essa situação é tão eficaz quanto apertar o botão do controle da TV com mais força quando as pilhas não funcionam mais!!
Domingo de manhã, sem expediente no trabalho, sem compromissos, sem nada especial pra fazer: “Rapaz, tô cansado, mortão, não sei o q eu faço...”... Durma, cidadão!!! Pode parecer imbecil a conclusão, mas se vc tá cansado, descanse!!! As formas de se fazer isso são as mais diversas possíveis, variam de acordo com cada pessoa.
Em primeiro lugar na lista disparado [aliás, disparado não, senão cansa! Em primeiro lugar ‘folgado’, é mais adequado], dormir! Há quem diga que dormir é perder tempo de vida... besteira! Dormir é bom, bom demais!!! E pensando logicamente, se você não dormir direito, vai virar um zumbi, e não aproveitará nada do tempo em que estiver acordado, conclusão: vai perder tempo de vida! Claro que deve-se evitar os extremos, afinal de contas, hibernar por meses ficou pros ursos!!! Mas um bom cochilo inegavelmente é muito saudável, recarrega as baterias, te deixa tranqüilo e relaxado, “zerado” pra encarrar a correria. Enfim, descansado!
Mas o cansaço não se limita ao físico, exatamente pelo mundo em que vivemos hoje, onde o intelecto geralmente é mais exigido que os músculos, “cansaço mental” se tornou um termo recorrente, e só dormir pode não resolver! Você dorme, descansa a carcaça e 15 minutos depois de acordar e voltar à atividade já está cansado de novo, “estressado” na verdade! “Stress”, palavrinha gringa recepcionada pelo idioma local no século XX que hoje é mais utilizada que “bom dia” e “obrigado”! [capaz da Xuxa colocar nas “palavrinhas mágicas”!]
Mas pra esse tipo de cansaço também tem o descanso apropriado, basta fazer coisas que afastem essas preocupações, cobranças e chateações, ou seja, é só procurar fazer exatamente o contrário, coisas que te façam bem, que te deixem num estado de espírito melhor. Praticar um esporte, conversar besteira com os amigos, beber, ir ao salão, assistir filme, tomar ‘umas’, trabalhar [por incrível que pareça, tem quem relaxe assim], ou simplesmente não fazer nada! Todo mundo tem um antídoto, uma resposta adequada ao seu cansaço, e geralmente ela é uma coisa bem simples, mas também muito eficaz! Mas uma coisa eu garanto, simplesmente se queixar não é uma delas...
Então, tome o cansaço [‘tomar’ sem ser no sentido de beber, então, por favor, sem a piadinha do ‘sem gelo’... hehe] como um amigo, que te avisa quando seu corpo e sua mente estão pedindo arrêgo, sobrecarregados, que você precisa de uma folga, e aceite que de tempos em tempos todo mundo fica cansado, alguns dias mais, outros menos, mas é algo com o que se tem que conviver, então que seja da melhor forma possível.
Agora eu fiquei cansado de falar em casaço!!! A melhor maneira de descansar disso: parar e descansar!!! hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário