terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Então é natal... ¬¬

“O Natal ou Dia de Natal é um feriado comemorado anualmente em 25 de Dezembro. A data de comemoração do Natal não é conhecida como o aniversário real de Jesus e pode ter sido inicialmente escolhida para corresponder com qualquer festival histórico Romano ou com o solstício de inverno. O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no Cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal que dura doze dias. Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e ilex. Além disso, o Papai Noel (conhecido como Pai Natal em Portugal) é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças”. [Fonte: anônima, com sigilo garantido por lei, ora mais!]

Confesso que nunca fui muito chegado em natal! Não é nada relacionado a religião [ou falta de], nem é uma crítica a quem sempre se mostra entusiasmado com o tal espírito natalino, ou ainda uma mera tentativa, pura e injustificada, de ser ‘do contra’! Simplesmente não gosto! Aliás, não é q eu não goste, deliberadamente... só acho muito hipócrita essa história de muita gente se esculhambar o ano todo, sacanear uns aos outros, esquecer totalmente o significado da palavra ‘consideração’ com pessoas as quais deveriam ter.... enfim, pessoas que foram tremendos FDP’s, que simplesmente, de uma hora pra outra, como se nada tivesse acontecido, com a cara mais lavada do mundo, um sorriso amarelo e ‘uma lembrancinha’ [provavelmente comprada numa loja de R$1,99], vêm desejar ‘feliz natal’, com direito a tapinhas nas costas e tudo mais, afinal de contas, “é natal, pô! Época de paz e amor, e tal”... o quê? É Woodstock, agora?! Pq a igreja passou pra gente a imagem de Jesus como um cara barbado e cabeludo resolveu-se fazer associação aos idéias hippies?!

Volto a dizer, não é desrespeito com a religião cristã! [Não se trata de um post sobre religião!] A mesma linha de raciocínio se aplica a grande maioria dos ‘feriados sentimentais’... sentimentais e hipócritas! E, pq não dizer, injustos! Por exemplo: “Dia das Mães”! Precisa disso mesmo?!? Tem necessariamente que haver um dia específico do ano pra vc demonstrar que sua mãe é especial, e que se não fosse ela vc não seria nada, literalmente?! Claro que não, cidadão! Esse é o tipo de feriado de cunho eminentemente comercial! Vc tem que fazer isso [dizer o quanto sua mãe é especial e importante], se possível, todo dia da sua vida! E ainda assim não seria o suficiente [claro, considerando cada caso, cada tipo de mãe e relação com os filhos... mas isso é outra história, estou falando como regra geral!]

Mesma coisa com o natal! E quem disser q o natal não tem apelo comercial tá de sacanagem! Eu sinceramente não faço idéia de quanto o comércio apura nessa época do ano, mas acredito q sejam uns bons trocados! E a indústria do entretenimento?! Tenho certeza q aquela música ‘Então é Natal’, da Simone, deve ser a mais tocada da história... mais que “Parabéns pra Você”! E o Roberto Carlos fez o primeiro “especial de natal” no chá de baby do menino Jesus, onde foi servido panetonne da Bauduco!!!

Mas a minha intenção não é ser “o Grinch”! Não odeio o natal, não tenho nada contra a época do ano em si, mas sim contra a falsidade disfarçada que se espalha pelo povo, feito piolho na cabeça de criança em creche de periferia! Se vc é uma pessoa boa, e quer ajudar as pessoas, faça isso deliberadamente, em qualquer época do ano, ou vc acha que em março, por exemplo, as pessoas não se sentiriam tão bem em receber um pouco de atenção, cuidado e carinho quanto no período natalino?!

Enfim, deu pra perceber q não sou muito fã do natal, que tenho uma série de restrições em relação a ele, mas isso não quer dizer q eu não vá celebrar os próximos, como fiz nesse! Nas confraternizações, nas festas, tomando vinho, comendo peru, e desejando ‘feliz natal’! E não me sinto hipócrita por isso, pois faço isso qdo tenho vontade, com as pessoas que eu gosto, e q acredito q gostem de mim tb , sem esperar nada em troca, e muito menos sem qualquer tipo de falsidade ou simplesmente ‘pq é natal’!

P.S. E o tal do Papai Noel, hein?! É meio estranho influenciar as crianças a gostarem tanto de um velho barbado e gordo, que se veste feito um palhaço e anda numa carroça puxada por um bando de viadinhos, não?!?

2 comentários:

  1. Já disse que morro de orgulho de vc? Da sua inteligência emocional e intelectual? Das suas opiniões admiráveis e da forma coerente e correta como as expõe? Amor, tu é pobre pq quer, pq dava pra ser rico publicando artigos...kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, cunhadooo! Só não gostei do final, sim, porque acho tão lindo o papai noel e os viadinhos dele. =(

    ResponderExcluir